Agrupamento de Escolas de Almancil

“A escola é uma instituição que ensina, embora deva ser igualmente uma organização que aprende.”

Miguel A. S. Guerra, A Escola que Aprende

Caracterização do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Almancil (AE) foi fundado no ano letivo 1999/2000, no âmbito do Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de maio. Atualmente, este AE é constituído pelas seguintes unidades orgânicas (UO), do ensino pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico: EB Dr. António de Sousa Agostinho (sede), EB de Almancil, EB Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto, EB de São Lourenço, EB de São João da Venda, JI de Almancil e JI de Escanchinas. Geograficamente, situa-se na freguesia de Almancil, concelho de Loulé, distrito de Faro e engloba todos os estabelecimentos de ensino público da freguesia de Almancil.

Verifica-se alguma dispersão territorial na localização das diversas UO, sendo a EB de São João da Venda a mais distante da escola sede (cerca de 7 Km), situação que requer uma atenção especial na componente logística das atividades curriculares e não curriculares do AE, bem como na gestão dos recursos humanos e materiais.

Sendo o AE constituído por várias UO de diferentes níveis/ciclos de ensino, a sua gestão tem que ser integradora.

Organização pedagógica

Quanto à organização pedagógica, o AE está integrado num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) desde o ano letivo 2008/2009. No ano letivo 2012/2013 foi celebrado o Contrato de Autonomia (CA), sendo o Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) o documento orientador de suporte a toda a organização pedagógica e educacional.

Os patronos

O patrono da Escola Sede é o Dr. António de Sousa Agostinho. Nasceu em Almancil, concelho de Loulé, a 13 de setembro de 1884. Fez os estudos preparatórios na terra natal e frequentou, depois, o liceu de Faro. De 1904 a 1909, frequentou a Universidade de Coimbra onde se licenciou em Ciências Matemáticas, e, por último, a Escola Normal Superior de Lisboa. Lecionou, com reconhecido mérito, em vários liceus, mas após a efetivação foi colocado no Liceu de Faro e nele permaneceu até se aposentar.

O Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto é o patrono da mais recente EB do AE. Nasceu em 07 de novembro de 1924, no Sítio da Igreja, em Almancil. Dedicou-se ao ensino no Seminário de São José em Faro, Liceu Nacional de Faro (Escola Secundária João de Deus) e estabelecimentos de ensino particulares. Foi jornalista, escreveu no jornal "A Folha de Domingo" onde desempenhou o cargo de Chefe de Redação e Diretor. Alguns anos antes de morrer, foi-lhe outorgada a categoria de cónego. É um exemplo identificativo dos jovens com a escolarização, em ligação à comunidade educativa e local.

No âmbito do Decreto-Lei n.º 299/2007, de 22 de agosto (republicação do Decreto-Lei n.º 387/90, de 10 de dezembro), decorre o processo de denominação e de atribuição de patrono ao estabelecimento escolar atualmente designado por EB de Almancil. A EB de São Lourenço e a EB de São João da Venda estão identificadas na rede escolar com o nome dos santos padroeiros da freguesia de Almancil: São Lourenço e São João da Venda, respetivamente.

Localização da escola sede

EB Dr. António de Sousa Agostinho

Apresentação do Agrupamento

Video de 2012